Como encontrar o sutiã adequado para mim?

Encontrar um sutiã que caia como uma luva, fique confortável e não saia do lugar o tempo todo é muito mais difícil do que gostaríamos. São poucas as mulheres que sabem escolher o tipo correto de sutiã e muitas que compram sem saber e escolhem o tamanho errado.

Hoje, ajudaremos você a pôr fim às copas que esmagam os seios, aos aros que machucam e às alças que apertam os ombros até deixar marcas. É hora de encontrar o sutiã que melhor se adapta a seu corpo!

Escolha o tamanho adequado do sutiã

O erro mais comum que as mulheres cometem ao comprar um sutiã é escolher o tamanho errado. Vamos recordar rapidamente como fazer a medição para descobrir o tamanho da peça e o formato correto das copas:

Recomenda-se medir os seios sem roupa e sem sutiã, para que as medidas sejam as mais reais possíveis.

  • Contorno do tórax (tamanho): para saber seu tamanho, meça o contorno do tórax por baixo dos seios. Deixe um pouco de folga na fita métrica, pois a peça não precisa ser muito apertada. O comprimento obtido será seu tamanho (85, 90, 95 …)
  • Contorno dos seios (copas): para saber o formato correto das copas, passe a fita métrica pelo centro dos seios para medir o contorno. Pegue o volume obtido, compare-o com uma tabela de medidas e verifique qual a copa correspondente (A, B, C, D …).

Cada fabricante de sutiã tem sua própria tabela de tamanhos. Assim, você deve associar as medidas obtidas para saber qual é a correta de acordo com o modelo e a marca.

Conheça os tipos de sutiã e suas características

Após esclarecer as dúvidas sobre o dimensionamento, é importante saber os tipos de sutiã que existem e quais características e benefícios a peça pode oferecer de acordo com cada formato de seios. Antes de nos aprofundarmos nos tipos de sutiã, vamos analisar os dois grupos mais populares nos quais essas peças podem ser classificadas:

Sutiã com ou sem aro

Essa haste curvada é chamada de aro, e sua função é dar o formato arredondado das copas do sutiã. Hoje em dia, muitos modelos contêm aros removíveis, os quais podem ser retirados facilmente para diferentes ocasiões, como dormir ou descansar. O sutiã que não possui essa haste é chamado de “sem aro”. Atualmente, é muito comum encontrar modelos em que o aro é substituído por uma peça parecida com a espuma, que dá o mesmo formato arredondado. Nos últimos anos, esses sutiãs ficaram bem famosos, pois muitas mulheres acabam não se sentindo 100% confortáveis com os aros.

Sutiã com ou sem enchimento

A escolha do enchimento depende do volume e do formato dos seios, do decote e da necessidade que cada mulher sente de “rechear” o busto. O sutiã com enchimento arruma os seios e modela seu formato. No entanto, também existem peças que deixam o busto mais redondo, sem a necessidade de usar enchimentos.

Tipos de sutiã de acordo com o padrão e as características

É o sutiã que não tem nenhuma característica especial. A peça pode ter aro ou não, e o mesmo acontece com o enchimento. Normalmente, o sutiã é fabricado com tecidos lisos e possui copas com enchimentos leves e decotes simples. Essa peça desempenha seu papel fundamental: segurar e manter os seios no lugar. Também é possível encontrar sutiãs com rendas e bordados para dar um toque mais sofisticado e feminino.

Quais mulheres devem usar sutiãs básicos?

Qualquer mulher com seios de tamanho médio e firmes, que não precisam de nenhuma característica especial, e meninas que começam a sentir a necessidade de usar sutiã.

Sutiã de grande capacidade

O sutiã de grande capacidade foi desenvolvido para segurar e levantar seios volumosos e grandes. As peças são fabricadas com tecidos extra resistentes e possuem copas altas e profundas, que cobrem todo o volume do busto para garantir uma sustentação forte no dia a dia. Além disso, suas alças mais largas oferecem suporte adicional, o que alivia o peso dos seios e facilita a mobilidade e o conforto da mulher.

Quais mulheres devem usar sutiãs de grande capacidade?

A peça é perfeita para mulheres com seios grandes (copas C, D, E, etc.) que precisam ter uma boa sustentação sem sacrificar o volume e a naturalidade do busto. Isso as ajudará a sentir menos peso nas costas e a cuidar da pele sensível que cobre os seios para impedir a queda.

Sutiã redutor

Caracteriza-se pelas copas altas e modeladoras que cobrem totalmente o contorno dos seios. As alças dos ombros são mais largas para oferecer mais sustentação e conforto. Esse sutiã não tem enchimento porque sua função é “reduzir” o volume. O tecido das copas tende a ser mais resistente e rígido ou ter costuras transversais que ajudam a “achatar o busto”. As laterais e as costas são mais largas do que nos sutiãs normais. Algumas peças têm suportes laterais e fechos maiores e mais resistentes para controlar e sustentar todo o volume. Esse sutiã é fabricado com tecidos suaves para não deixar marcas na pele e pode reduzir até 3,5 centímetros (2 números) do busto. Também é possível encontrar a peça sem alças, que pode ser usada com vestidos tomara que caia ou decotados. Essas peças têm faixas internas adesivas ou de silicone para oferecer um melhor ajuste e adaptabilidade. O sutiã pode ou não ter aro. Essa não é uma característica essencial que possa vir a fazer a diferença porque, atualmente, as peças podem proporcionar formas arredondadas e naturais, mesmo sem os aros.

Quais mulheres devem usar sutiãs redutores?

A peça foi desenvolvida para mulheres que desejam reduzir o contorno e o volume de seios grandes.

Sutiã push-up

O objetivo do sutiã push-up é levantar e juntar os seios para que fiquem atraentes e sensuais no decote e aumentem de tamanho. A peça tem um enchimento extra na parte interna inferior das copas para ajudar a realçar o busto e encher o decote. Esse enchimento pode ser simples, duplo ou triplo e pode aumentar os seios em até 3 números.

Quais mulheres devem usar sutiãs push-up?

A peça é ideal para todas as mulheres com seios pequenos, porque modela o decote de uma forma muito natural. Graças ao excelente suporte e ao efeito realçador, o sutiã é muito útil para mulheres com seios caídos, pois o push-up levantará e sustentará o busto. A peça também é perfeita para quem tem os seios muito separados e permite a junção e o aumento do volume.

Sutiã meia-taça ou decotado

As copas desse sutiã cobrem a parte lateral dos seios e deixam o decote mais exposto. A peça consegue arredondar e levantar ligeiramente o busto e pode ser usada com roupas decotadas. O sutiã também pode ter alças reguláveis ou cruzadas. Alguns podem ser ajustados em mais de 100 posições diferentes e são adequados para todos os tipos de blusas e vestidos.

Quais mulheres devem usar sutiã meia-taça?

Esse tipo de sutiã é adequado para mulheres com seios médios ou grandes, pois arredondam, levantam e sustentam o busto muito bem. Não é recomendado para seios pequenos porque pode haver o risco do busto não preencher o volume das copas, o que produz uma sensação de pouco suporte e desconforto.

Outros modelos com características especiais.

Multiformas: no sutiã multiformas, é possível mudar a posição das alças para adaptá-las aos modelos de blusas e vestidos. As alças são removíveis, ou seja, podem ser substituídas por outras de silicone transparente para ficarem ocultas ou a peça pode até ser tomara que caia. Existem modelos disponíveis com ou sem enchimento.

  • Esportivos: existem sutiãs específicos para quem pratica exercícios físicos, com tecidos respiráveis e diferentes níveis de sustentação, dependendo do impacto do esporte realizado.
  • Lactantes: as copas podem ser abertas facilmente por meio de um clipe, o que permite a amamentação do bebê sem a necessidade de tirar o sutiã.
  • Bodys: pode cobrir a parte inferior do tórax (abaixo dos seios) ou todo o corpo. A peça desempenha o papel de uma cinta com um sutiã embutido.
  • Com prótese: desenvolvido para mulheres que sofreram algum tipo de cirurgia na mama. É possível colocar próteses mamárias em seu interior.
  • Tops: sutiã leve, sem enchimento e sem aros, ideal para atividades fitness. A peça também é perfeita para ser usada debaixo de uma blusa semitransparente ou muito decotada.

Deixe uma resposta