Como evitar perder a concentração no trabalho

Existem certas rotinas que podemos seguir para deixar os nossos dias mais produtivos.

Algumas pessoas sentem que em certos momentos se distraem com facilidade, pois fica difícil fixar a atenção em um único tópico. Se sentir que isso ocorre com você, não se preocupe, nem tudo está perdido.

Talvez pense que é difícil concentrar-se, porém a verdade é que somente requer um mínimo esforço para colocar em prática algumas dicas específicas.

Até agora, você é a única pessoa que pode gerar mudanças favoráveis em sua vida. O principal, antes de acatar as sugestões que lhe oferecemos, é assumir que ninguém é perfeito e que é impossível dar o máximo em todas as circunstâncias. Então, o primeiro passo é parar de ser excessivamente rígido consigo mesmo.

Permanecer concentrado no trabalho é um hábito que contribui para o aumento da produtividade, que permitirá que você complete mais rapidamente os trabalhos e possa dedicar esse tempo excedente a outras atividades.

Então, vamos compartilhar com você algumas dicas para que aprenda a manter sua concentração no trabalho:

Tire uma soneca após o almoço: sim, é isso mesmo, tirar um cochilo é extremamente importante, pois permitirá que sua mente se acalme e fique menos cansada. Enquanto você descansa, seu sistema cognitivo será capaz de relaxar e gerenciar melhor as coisas que podem preocupar você.

Elabore um plano de ação: isso permitirá que gerencie melhor suas atividades. Liste todos os assuntos pendentes, e saberá que seu dia deve estar em conformidade com esse planejamento. Isso é útil, pois impedirá que saia do programa e terá sua concentração fixada a cada momento nas atividades que deve desempenhar. Elimine da lista, à medida que resolve as tarefas. Nos instantes em que sentir algum estresse, use a lista para que suas ideais fiquem mais ordenadas.

Priorize o trabalho: para que as coisas que exigem maior importância, ou atenção, ocupem os primeiros lugares na lista que você criou. Você pode distribuir as atividades em vários segmentos ou blocos e classificá-las com termos como: “prioridade”, “nos próximos dias”, “adiantar”. Desta forma, impedirá que o trabalho fique acumulado e sua mente tentando escapar das obrigações.

Diminua os sons do ambiente: isso se aplica a todas as notificações, especialmente as aplicações do seu telefone, mensagens ou aquelas que o desconcentram, incluindo e-mails, a menos que isso seja necessário por razões inerentes ao trabalho que você desenvolve. Além disso, você pode optar por acordar um pouco mais cedo e verificar sua caixa de entrada antes de partir para o trabalho e responder aos e-mails pendentes.

Desconecte um momento: especificamente das redes sociais, pois estas, muitas vezes são uma das principais razões pelas quais algumas pessoas perdem a concentração. Ou seja, quando executam uma tarefa, mas recebem uma notificação da última foto que alguém acabou de postar, ou algum comentário de um contato em qualquer uma das redes sociais. Indubitavelmente, esses tipos de distrações contribuem para a perda da concentração.

Compartilhe com alguém: sim, novamente é isso mesmo que queremos dizer! Embora pense que isso poderia significar uma perda de tempo, e que poderia usar para realizar seu trabalho, este ato realmente contribui para fazer você se sentir melhor e melhorar as coisas em seu trabalho, pois quando compartilha com seus amigos ou colegas, tudo fica mais aliviado. É como se tivesse tirado uma bagagem de problemas das costas. É um tipo de terapia que ajuda a mente a ficar mais tranquila, e isso permitirá que desenvolva suas tarefas focadas no que estiver fazendo, sem parar para pensar em preocupações e ansiedades. Planeje um almoço com alguém do trabalho e compartilhe um momento com alguma amizade especial.

Estabeleça frações de tempo: para o seu trabalho, pois isso ajudará a visualizar o tempo restante e manterá a atenção em foco. Você pode alternar a realização das tarefas com alguns pequenos espaços para um descanso. Uma ótima ideia seria aplicar a técnica pomodoro de administração de tempo. Ou seja, realizar atividades por 25 minutos e então deixar 5 minutos para relaxar, pode tomar um café durante esse período ou ouvir uma música. Em seguida, faça o trabalho por mais 25 minutos e, em seguida, reserve 5 para descansar. Esta técnica ajuda a melhorar a produtividade.

Organize sua área de trabalho: quando começar a trabalhar e ver que tudo está esorganizado, isso pode certamente ser uma ótima razão para se sentir desencorajado, especialmente se é sua mesa que está uma bagunça. Coloque a mesa em ordem, classifique seus arquivos em pastas, use etiquetas e separadores, entre outros. Quando ver tudo limpo e organizado, o seu desejo de continuar trabalhando vai retornar.

Aplique técnicas para relaxar: isso é crucial. Uma mente estressada não pode se concentrar, nem tem um bom nível de produtividade. Quando tiver um espaço para descansar, caminhe por um momento, pratique exercícios de respiração para se acalmar, e pode até levar um tapete pequeno, que pode colocar sob a mesa e usá-lo para praticar alguns minutos de yoga antes de voltar ao trabalho.

Existem várias sugestões que podem ajudá-lo a permanecer focado e produtivo. Muitas vezes, perdemos a nossa atenção daquilo que fazemos porque estamos cansados, desorganizados com o nosso tempo ou simplesmente o celular não para de tocar e enviar mensagens, e isso realmente distrai bastante.

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