Os lanches são fundamentais para uma alimentação saudável

Os lanches são muitas vezes esquecidos na alimentação diária, porque às vezes sua importância é diminuída por pensarmos que só precisamos consumir as três principais refeições, café da manhã, almoço e jantar.

Antigamente, era comum pensarmos que o consumo de alimentos entre as refeições contribuía para aumentar o peso. No entanto, agora foi comprovado que fazer três refeições principais e dois lanches por dia ajuda a manter um peso saudável.

Para promover a boa saúde, é essencial que os lanches sejam nutritivos, variados e equilibrados.

Alguns dos muitos benefícios oferecidos pelos lanches são: ajuda a manter o metabolismo ativo, regula os níveis de glicose no sangue (açúcar) evitando que fiquemos famintos até a próxima refeição, nos ajudando a sentir satisfeitos por mais tempo, além de reforçar a nossa dieta diária através de uma contribuição adicional de nutrientes e energia.

Apesar de o lanche ser considerado um hábito recomendado para pessoas de qualquer idade, é importante destacar a importância deste alimento em alguns estágios da vida, pois é crucial atender às necessidades nutricionais.

Durante a infância, os lanches apoiam o crescimento e desenvolvimento dos corpos. Nos idosos, impede o sistema digestivo de trabalhar de forma lenta e pesada. No caso de mulheres grávidas e mães lactantes, as necessidades nutricionais aumentam, portanto, essas horas de refeição têm um papel especial na dieta diária.

Agora, quais os alimentos que podemos incluir em nossos lanches? Podem ser incorporados alimentos de todos os grupos, tais como: cereais, frutas, vegetais, carnes, leite, produtos lácteos e gorduras. Bolachas de grão integral com queijo light, iogurte com baixo teor de gordura, vegetais, frutas frescas, sanduíches de atum ou ovo, amendoins ou amêndoas, e até mesmo um milk-shake preparado com leite desnatado e frutas frescas são alguns exemplos de
lanches.

Se você faz essas refeições longe de casa, prefira alimentos que sejam fáceis de transportar como frutas frescas com cascas, como laranjas e bananas. Outra opção é um pacote de cookies feitos com cereais integrais.

Tanto em casa como no trabalho, é conveniente ter uma variedade de lanches saudáveis e nutritivos sempre à mão. Estes devem ser planejados antecipadamente para evitar o consumo de alimentos fritos ou com alto teor de açúcar, como doces, pastelaria, sucos açucarados, refrigerantes, entre outros.

Além disso, é importante ter em mente que os lanches devem ser consumidos duas a três horas após as refeições principais para complementar a nossa dieta de forma saudável.

Lembre-se de que o ponto chave é o equilíbrio e o planejamento. Devemos escolher bem os nossos lanches e refeições e manter uma rotina diária de exercícios, além de um estilo de vida saudável.

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